terça-feira, 25 de maio de 2010

Fagundes Varela ainda não pôde inaugurar laboratório de informática

A Escola Estadual Fagundes Varela, localizada no município de Niterói, desde que mudou - se para o Ciep 448 Ruy Frazão Soares, não retornou aos trabalhos em sua nova sala de informática. O laboratório que ganhou mais computadores este ano, não está à disposição de professores e educandos para utilização, pois as instalações elétricas não foram adequadas ao uso de tantos computadores. Uma simples obra resolveria o problema, mas há um entrave burocrático interno, impedindo o procedimento.
Desde o ano passado, as duas escolas estão coabitando no mesmo prédio e por esta razão têm ocorrido vários problemas entre as duas direções. Todas as decisões que se referem à área comum do prédio precisam passar pelo aval das mesmas. Infelizmente, a falta de boa vontade de uma das diretoras e a burocracia estatal, que tem conhecimento do caso, vem impedindo que cerca de 1100 alunos tenham acesso ao laboratório. Por outro lado, boa parte dos professores não foi capacitada pela rede estadual para um trabalho digital efetivo e de qualidade com os educandos. Fato que também acarreta prejuízo ao ensino.
A diretora do Fagundes Varela acredita que o processo de inclusão digital é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. E tem lutado arduamente para que a inauguração da sala de informática ocorra ainda este ano, pois sabe que essa é uma ferramenta importantíssima para os educandos e professores, que gostariam de desenvolver aulas interativas que integrem as disciplinas de modo diferente do habitual. A equipe escolar torce para que as dificuldades sejam contornadas imediatamente, e que tenham o laboratório de informática funcionando.

11 comentários:

  1. Puxa, Eliane, é mesmo uma pena que as coisas funcionem assim! Ou melhor, não funcionem, né? A informática pode ser um estímulo tão grande para os alunos... Você disse que minha notícia era um alento para você! Fiquei feliz mas na verdade, a gente tem que quase fazer milagre em minha escola para que isso aconteça... Há poucos computadores e nosso laborário é muito pequeno... também não fomos capacitados para utilizar a informática em sala de aula e cada professor faz o que pode para poder utilizar a informática em suas aulas! Espero que sua escola possa começar a utilizar logo a nova sala! Parabéns por sua notícia! É muito importante termos professores que tenham vontade e dediquem-se a fazer as coisas funcionarem! Sua notícia, com certeza, pode servir para chamar atenção de alguém que possa ajudar a resolver esta situação! Esse tipo de denúncia é essencial para que as coisas mudem! Beijo e boa sorte aí!
    Veônica

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane,
    Muito interessante sua notícia, que confirma a realidade que hoje vemos na maioria das escolas, com problemas estruturais em diversas partes, e não poderia ser diferente na área da informática.
    Abração
    Ronald

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane,

    legal poder acompanhar a evolução tecnológica e aprender um pouquinho da realidade em nossos arredores, percebendo que nem sempre as coisas acontecem como deveriam.

    Mto bom seu blog!!!
    Camila Bremide

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliane
    Sua notícia é muito interessante, nela podemos ver o quanto encontramos dificuldades na busca de melhorias para área da educação.
    Espero que a escola consiga resolver esse problema logo.
    bjos, Ana

    ResponderExcluir
  5. Eliane: a sua notícia e a minha coincidem um pouco, pois o primeiro impedimento para a instalação do laboratório de informática foi o fato de haver duas escolas praticamente no mesmo espaço. Na hora da que chegaram os computadores, a outra escola foi beneficiada. Agora, no entanto, o problema é outro e, igualmente ao que acfontece na Fagundes Varella, faltam instalações elétricas adequadas para om uso dos comutadores.
    Visite meu blog, por favor, e veja a notícia sobre a minha escola: scholaetinstructio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga Eliane, como sempre suas notícias são arrebatadoras. Realmente essa realidade é muito triste, pois nossas crianças acabam perdendo muito com toda a burocracia. Veja só, a proposta é maravilhosa, mas se perde por conta dos próprios governantes e pela falta de capacitação dos professores.
    Matérria muito interessante.
    Beijos
    Karla Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Eliane

    Por sua reportagem nos forçar a ver a realidade dessa escola - que não é uma caso isolado - nos dá a certeza que sempre é tempo de lutar por nossos direitos, já que sempre algum ente - privado ou público - irá ofendê-los.

    Adorei a denúncia, pois evidencia que implantar um laboratório de informática não consiste em jogar as máquinas nas escolas ao sabor das volições gestoras ou da estrutura física.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eliane, como sempre nos trazendo a realidade para refletirmos. Dentro de um mesmo bairro, de uma mesma rede de ensino, como as coisas podem ser tão diferentes?!?
    Parabéns pela reflexão, e torçamos que essa realidade se transforme!!

    ResponderExcluir
  9. Eliane, mais uma vez vemos o descaso com a educação de nosso alunos. É triste constatar que as questões pessoais sobressaiam à ela.
    Espero que os atritos se resolvam para que os alunos tenham uma nova opção de ensino e usufruam de seu direito que é uma educação de qualidade com qualidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Eliane,
    Gostei de ter notícias dessas duas escolas. Há algum tempo fui estagiária no CIEP Ruy Frazão Soares e percebi o conflito de gestão existente entre as duas escolas. A prima pobre – a E. E. Fagundes Varela – sempre era derrotada na discussão das questões coletivas.
    Conheci o CIEP 448 por intermédio da minha mais querida professora, a profª. Célia Frazão Soares Linhares, irmã de Ruy Frazão Soares, desaparecido político da década de 70.
    O meu envolvimento com o CIEP, naquele momento, não permitiu que eu percebesse, com mais atenção, os problemas existentes entre as duas instituições. Esses problemas agora se agravam em razão do próprio abandono da E. E. Fagundes Varela, que precisou deixar seu prédio, já em condições muito precárias no momento em que a conheci.
    Parabéns pela sua notícia, que além de ser informativa, cumpre o importante papel de denunciar as dificuldades por que passam as nossas escolas públicas, afetadas pelo descaso das autoridades que desconhecem a responsabilidade com o emprego do dinheiro público.
    Um abraço,
    Marilene

    ResponderExcluir
  11. Olá Eliane,
    Vi seu comentário no meu blog. Que bom que pude colaborar com você.
    Um abraço,
    Marilene

    ResponderExcluir